Área Marinha Comunitária de UROK

BREVE HISTORIAL SOBRE RBABB

Um mundo à parte onde a natureza e a cultura se alimentam mutuamente.

Este conjunto insular é um antigo delta transformado em arquipélago depois da subida do nível do mar. É o único arquipélago deltaico da costa africana e o maior complexo de vasas do continente.

Os 32 500 habitantes, dos quais cerca de 90% pertencem à etnia bijagó, apenas ocupam de forma permanente 21 das 88 ilhas e ilhéus presentes. As ilhas de Bolama e de Bubaque dispõem de porto de águas profundas e são centros administrativos e de serviços ligados às principais atividades económicas: a agricultura, a pesca e o turismo. Das 88 ilhas e ilhéus, apenas 21 são ocupadas de forma permanente As ilhas de Bolama e de Bubaque dispõem de porto de águas profundas e são centros administrativos e de serviços ligados às principais atividades económicas: a agricultura, a pesca e o turismo. A conservação das paisagens e dos ambientes naturais é assegurada em primeiro lugar pelo modo de gestão dos Bijagós.

Os locais e os recursos estratégicos são protegidos pelos espíritos e a sua utilização é estabelecida no quadro de cerimónias mágico-religiosas. Numerosos sítios e ilhéus dispõem de um estatuto sagrado que lhes confere um elevado nível de proteção. Estas medidas de gestão tradicionais inspiraram as regras e a zonagem da Reserva de Biosfera criada em 1996 no quadro do Programa MAB da UNESCO e a classificação de três áreas protegidas.


Visitas e Hospedagens

EM CONSTRUÇÃO